Tintura de Erva Doce 60ml
- Descrição
O QUE É TINTURA DE ERVA-DOCE?
A Erva-Doce, também conhecida como anis e pimpinela-branca, é uma planta medicinal da família Apiaceae.
Muito utilizada para tratar gastrite, inchaço abdominal, má digestão, gases e dor de cabeça devido as suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antidispéptica.
Já as tinturas, são uma forma de extrair os princípios ativos das plantas medicinais utilizando o álcool purificado como veículo extrator.
A tintura pode ser preparada tanto com plantas frescas ou secas.
O preparo exige previamente a redução física das partes da planta, sendo picadas ou trituradas. Essa ação facilita o contato do álcool com as partes da planta, proporcionando melhor extração dos ativos.
O preparo da tintura é basicamente o mesmo para qualquer parte da planta, como raízes, caules, flores ou folhas.
Portanto, a Tintura de Erva-Doce é um extrato concentrado das principais propriedades medicinais da planta e promove todos os benéficos desse fitoterápico de forma potencializada.
PARA QUE SERVE A TINTURA DE ERVA DOCE?
A Erva-Doce tem altos níveis de potássio e vitaminas A e C na sua composição.
Além disso, também tem capacidade de reduzir os efeitos da fermentação dos alimentos no intestino, como a produção de gases e os desconfortos abdominais.
- Fortalece a imunidade
- Alivia má digestão, gases e desconfortos intestinais
- Evita a constipação
- Reduz o inchaço
- Diminui as cólicas menstruais
- Melhora a absorção dos nutrientes
- Calmante natural
- Combate à insônia
COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA
Um estudo publicado no Jornal acadêmico de Gastroenterologia avaliou o efeito gastroprotetor da Erva-Doce na secreção gástrica induzida experimentalmente em ratos.
Após análise dos resultados, foi identificado que a Erva-Doce reduziu significativamente a secreção de ácido gástrico basal, a acidez e inibiu completamente a ulceração ruminal.
A pesquisa ainda conclui que a Erva-Doce apresenta atividades citoprotetora e antiúlcera significativas contra lesões gástricas induzidas experimentalmente.
Esse efeito antiúlcera do é possivelmente mediado pela prostaglandina e/ou suas propriedades anti-secretoras e antioxidantes.
COMO USAR TINTURA DE ERVA DOCE?
Uma sugestão de uso para a Tintura de Erva-Doce é dissolver 30 gotas em 100ml de água e tomar 2 vezes ao dia, de preferência antes das principais refeições, como almoço e jantar.
Utilize conforme orientação médica.
CONTRAINDICAÇÃO
O uso da Tintura de Erva-Doce é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças com menos de 12 anos.
Além disso, seu uso deve ser evitado por mulheres com câncer de mama e por pessoas que fazem suplementação com ferro, pois pode alterar a produção de hormônios femininos e prejudicar a absorção do ferro.
REFERÊNCIAS
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31600102/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29403626/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17373749/
Os efeitos e benefícios descritos não são garantidos e podem variar de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos e o uso correto do produto*