Tintura de Dente de Leão 60ml
- Descrição
O QUE É TINTURA DE DENTE-DE-LEÃO?
O Dente-de-leão é uma planta medicinal, muito nutritiva, rica em fibras, vitaminas A, B, C e D, proteínas e minerais.
Devido sua ação antioxidante, anti-inflamatória, hepato-protetora e diurética, é muito utilizada para auxiliar no tratamento de transtornos digestivos, diabetes, falta de apetite, problemas no fígado, pâncreas e doenças da pele.
A Tintura de Dente-de-leão pode ser preparada tanto com as plantas frescas ou secas.
O preparo exige previamente a redução física das partes da planta, sendo picadas ou trituradas. Essa ação facilita o contato do álcool com as partes da planta, proporcionando melhor extração dos ativos.
O preparo da tintura é basicamente o mesmo para qualquer parte da planta, como raízes, caules, flores ou folhas.
Portanto, a Tintura de Dente-de-leão é um extrato concentrado das principais propriedades medicinais da planta e promove todos os benéficos desse fitoterápico de forma potencializada.
PARA QUE SERVE TINTURA DE DENTE-DE-LEÃO?
A Tintura de Dente-de-leão tem potencial diurético e auxilia no tratamento de doenças renais, na eliminação de pedras na vesícula, também ajuda na desintoxicação do organismo, reduz a retenção de líquidos e trata infecções da bexiga e uretra.
Devido a presença de vitamina A e carotenoides, o Dente-de-leão possui uma potente ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células da pele, reduz o risco de câncer, colabora na saúde do fígado e evita problemas cardiovasculares.
- Ajuda no tratamento de problemas digestivos
- Combate problemas hepáticos
- Tem um efeito laxante leve
- Auxilia contra problemas dermatológicos
- Ajuda a diminuir o colesterol
- Aumenta a produção de insulina
- Colabora no tratamento de infecções urinárias
- Combate a retenção de líquidos
- Diminui a pressão alta
COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA
De acordo com um estudo publicado em 2011, a atividade antiviral do Dente-de-leão parece ser capaz de inibir a replicação do vírus Influenza, responsável pela gripe comum.
A planta também apresentou propriedades anti-diabéticas, que são atribuídas aos seus componentes químicos bioativos, como o ácido chicórico, taraxasterol, oácido clorogênico e lactonas sesquiterpênicas.
Já os extratos de folhas e flores de Dente-de-leão, demonstram uma proteção significativa contra a irradiação UVB, enfatizando seu efeito antioxidante.
COMO USAR TINTURA DE DENTE-DE-LEÃO?
Uma sugestão de uso para a Tintura de Dente-de-leão é dissolver 30 gotas em 100ml de água e tomar 2 vezes ao dia, de preferências antes das principais refeições, como almoço e jantar.
Utilize conforme indicação médica.
CONTRAINDICAÇÃO
A Tintura de Dente-de-leão é contraindicada para grávidas, crianças menores de dois anos e pessoas que possuam obstrução dos dutos biliares, oclusão intestinal, gastrite, úlcera e cálculos biliares.
REFERÊNCIAS
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22168277/
https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/acm.2008.0152
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26576225/
https://diabeticstudies.org/article/2016/13/2-3/101900rds201613113?preview=preview
Os efeitos e benefícios descritos não são garantidos e podem variar de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos e o uso correto do produto*