Tintura de Allium Sativum 60ml
- Descrição
O QUE É TINTURA DE ALLIUM SATIVUM?
A Allium sativum, popularmente conhecido como alho, é uma planta perene comestível, usado tanto como tempero como para fins medicinais.
O primeiro registro do uso do Allium sativum foi no Antigo Egito, devido as suas propriedades antimicrobiana, antioxidante e anti-inflamatórias, que colaboram na prevenção e tratamentos de doenças infecciosas.
A Tintura de Allium sativum pode ser preparada tanto com as plantas frescas ou secas.
O preparo exige previamente a redução física das partes da planta, sendo picadas ou trituradas. Essa ação facilita o contato do álcool com as partes da planta, proporcionando melhor extração dos ativos.
O preparo da tintura é basicamente o mesmo para qualquer parte da planta, como raízes, caules, flores ou folhas.
Portanto, a Tintura de Allium sativum é um extrato concentrado das principais propriedades medicinais da planta e promove todos os benéficos desse fitoterápico de forma potencializada.
PARA QUE SERVE TINTURA DE ALLIUM SATIVUM?
Devido a presença de propriedades antibacterianas e antimicrobianas, a Tintura de Allium sativum contribui na digestão, favorece a manutenção da flora intestinal, ajuda a prevenir inflamações estomacais e protege o intestino contra bactérias nocivas.
Além disso, aumenta a imunidade geral e contribui no tratamento da congestão nasal, combate gripes, resfriados e inflamações na garganta.
- Indicado como coadjuvante no tratamento de bronquite crônica e asma
- Tem efeito expectorante
- Ajuda a proteger o organismo de vírus e bactérias
- Coadjuvante no tratamento de hipertensão arterial
- Alivia os sintomas de gripes e resfriados
- Auxiliar na prevenção da aterosclerose
COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA
Um estudo investigou o efeito do Allium sativum sobre os componentes da síndrome metabólica, que consiste em um grupo de fatores de risco caracterizados por obesidade abdominal, hipertensão, níveis anormais dos lipídios, hiperglicemia e condições pró-trombóticas e pró-inflamatórias.
Um total de 40 pacientes com síndrome metabólica foram selecionados aleatoriamente e submetidos a tratamento com 100 mg/kg de peso corporal de Allium sativum 2 vezes ao dia, por 4 semanas.
O Allium sativum reduziu significativamente os componentes da síndrome metabólica, incluindo circunferência da cintura, pressão arterial sistólica e diastólica, triglicerídeos, glicose no sangue em jejum e o aumento significativo do colesterol HDL, o “colesterol bom”.
Após análise dos resultados, o Allium sativum foi considerado eficaz na prevenção e tratamento de pacientes com síndrome metabólica.
COMO USAR TINTURA DE ALLIUM SATIVUM?
Uma sugestão de uso para a Tintura de Allium sativum é dissolver 30 gotas em 100ml de água e tomar 2 vezes ao dia, de preferências antes das principais refeições, como almoço e jantar.
Utilize conforme indicação médica.
CONTRAINDICAÇÃO
A Tintura de Allium sativum é contraindicada para grávidas, lactantes, pessoas com pressão baixa, problemas estomacais, úlceras, hipertireoidismo, durante o pré e pós-operatório e por quem faz tratamento com anticoagulantes, medicamentos para controlar o nível de açúcar no sangue e alguns anti-inflamatórios.
REFERÊNCIAS
http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/11/Monografia-Allium.pdf
https://dspace.uniceplac.edu.br/bitstream/123456789/213/1/Rosangela_Souza_0001524.pdf
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28956671/
Os efeitos e benefícios descritos não são garantidos e podem variar de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos e o uso correto do produto*