Lactobacillus Rhamnosus 2BLH - 30 Doses - Cápsulas Gastrorresistentes
- Descrição
O QUE É LACTOBACILLUS RHAMNOSUS?
Existem milhares de bactérias em nosso organismo, mas você sabia que algumas delas são do bem?
Isso mesmo, elas são os famosos Lactobacillus, que fazem parte do grupo dos probióticos e são bactérias resistentes ao processo de digestão, capazes de agir diretamente sobre o trato gastrointestinal e intestino.
A Organização Mundial de Saúde define probióticos como “microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, interagem com o hospedeiro humano e influenciam positivamente na saúde”.
Esses micro-organismos são essenciais para que a flora intestinal fique equilibrada, absorva melhor os nutrientes vindos da alimentação e colabore no fortalecimento do sistema imunológico.
Mas com o decorrer dos anos, nós perdemos alguns deles e portanto é necessário fazer a suplementação.
Existem inúmeras possibilidades na suplementação de probióticos. Algumas cepas bacterianas são ideais para controle de alergias, outras para redução da inflamação, outras para melhoria da digestão, e assim por diante.
O Lactobacillus Rhamnosus é comumente encontrado no trato geniturinário feminino saudável e utilizado no tratamento de infecções do trato urogenital feminino, como casos de vaginose bacteriana.
O L. Rhamnosus se localiza principalmente no trato gastrointestinal, integrando a microbiota que há em cada pessoa. Também é encontrado nos tratos urinário e genital.
Sua eficácia e segurança em humanos foram comprovadas em centenas de ensaios clínicos.
PARA QUE SERVE O LACTOBACILLUS RHAMNOSUS?
O principal benefício do Lactobacillus Rhamnosus é sua ação protetora e fortalecedora da barreira epitelial.
Além disso, é conhecido por manter o funcionamento adequado do organismo, aumentar a resistência do sistema imunológico, evitar o crescimento de bactérias prejudiciais e reduzir a progressão de infecções já existente.
Portanto, é considerado altamente eficaz no tratamento e prevenção contra diferentes tipos de diarreias.
Outro benefício da suplementação com Lactobacillus Rhamnosus é no combate a doenças e infecções, como dermatite atópica, infecções urogenitais, infecções no trato respiratório, reações alérgicas e até mesmo cárie dentária.
Além disso, Lactobacillus Rhamnosus é capaz de interferir significativamente com o crescimento e a patogenicidade de Candida sp., reduzindo a recorrência das infecções vaginais.
Entre os principais benefícios da suplementação com Lactobacillus Rhamnosus, podemos destacar:
- Ajuda no processo de digestão
- Aumenta a imunidade
- Adjuvante no tratamento da obesidade e perda de peso
- Melhora a saúde urogenital em mulheres
- Eficaz contra a diarreia
- Inibe o crescimento de bactérias
- Diminui reações de hipersensibilidade e inflamações
COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA
Estudos envolvendo o Lactobacillus Rhamnosus sugerem que a sua suplementação pode diminuir sentimentos de ansiedade ou aliviar sintomas de depressão.
Um estudo teve como objetivo avaliar o efeito de Lactobacillus Rhamnosus, administrado na gravidez e no pós-parto sobre os sintomas de depressão e ansiedade no período pós-parto, em 423 mulheres, entre dezembro de 2012 e novembro de 2014.
As mães no grupo de tratamento com probióticos relataram pontuações de ansiedade e depressão significativamente mais baixas em relação as voluntárias que receberam placebo.
Deste modo, acredita-se que o uso do Lactobacillus Rhamnosus pode ser útil para a prevenção e tratamento de sintomas de depressão e ansiedade pós-parto.
A administração do Lactobacillus Rhamnosus emcamundongos sob estresse crônico restaurou as alterações da microbiota intestinal, reduziu significativamente o aumento induzido pelo estresse na corticosterona sérica e os comportamentos de ansiedade.
Esses resultados destacam a eficácia do Lactobacillus Rhamnosus na melhora de comportamentos relacionados a transtornos psiquiátricos, como ansiedade, depressão, transtorno do espectro do autismo, transtorno obsessivo-compulsivo e habilidades de memória.
Já em relação a sua ação antifúngica, o Lactobacillus Rhamnosus apresentouinibir significativamente a formação de hifas e a secreção de proteinases e fosfolipases.
Os resultados indicam que o L. Rhamnosus pode ser potencialmente usado como fins terapêuticos para inibir infecções causadas pelo fungo Candida albicans.
COMO USAR O LACTOBACILLUS RHAMNOSUS?
Tomar 1 cápsula ao dia, preferencialmente em jejum ou conforme orientação médica.
CONTRAINDICAÇÃO
Não há contraindicações para o uso de Lactobacillus Rhamnosus, mas indivíduos com síndrome do intestino curto, imunocomprometidos e idosos devem ter cautela ao consumir probióticos.
REFERÊNCIAS
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28943228/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27413138/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32573326/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32777192/
Os efeitos e benefícios descritos não são garantidos e podem variar de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos e o uso correto do produto*