Cafeina 100mg - 30 Doses
- Descrição
O QUE É CAFEÍNA?
A Cafeína é um composto químico classificado como alcalóide do grupo das xantinas.
Foi identificada pela primeira vez no café, sendo até hoje um dos elementos mais usados na culinária, mas também é muito aplicada no setor de medicamentos.
Seu uso popular se deve principalmente ao seu efeito estimulante do sistema nervoso central.
PARA QUE SERVE A CAFEÍNA?
A Cafeína tem ação direta no cérebro e age bloqueando os efeitos da adenosina, uma substância que provoca cansaço e sono.
Devido a liberação de neurotransmissores, colabora com o aumento da força de contração e a diminui a fadiga muscular, sendo capaz de reduzir o cansaço físico e mental e aumentar o estado de alerta da pessoa.
Os suplementos à base de Cafeína costumam ser desenvolvidos para melhor o desempenho da pessoa em seu dia a dia.
Além disso, também pode ser utilizada como suporte para emagrecimento, pois é um poderoso termogênico, reconhecida pelos atletas como uma substância que quando ingerida nas doses recomendadas melhora a performance e o rendimento físico.
Outras linhas de investigação recentes apontam para um efeito benéfico do café na prevenção de determinadas doenças, como diabetes tipo II, asma, cirrose alcoólica, doença de parkinson e alzheimer.
Entretanto, independente da finalidade do uso, deve ser utilizada com moderação, assim como qualquer substância ou alimento.
- Tem efeito estimulante
- Aumenta a disposição física e mental
- Aumenta os níveis de energia
- Melhora a atenção e a concentração
- Estimula a capacidade de aprendizado
- Colabora em um maior desempenho na atividade física
- Favorece a queima de gordura
- Diminui o cansaço e o sono
- Melhora o humor
- Melhora o raciocínio e a velocidade processamento da informação
- Diminui a dor de cabeça
COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA
A Cafeína é muito explorada por toda a comunidade científica, e por isso existe uma vasta produção acadêmica nesse sentido.
O estudo “Caffeine, coffee, and appetite control: a review” analisou as evidências que avaliam os efeitos da cafeína e do café na ingestão de energia e no controle do apetite.
A revisão indicou que o café administrado entre 3 a 5 horas antes de uma refeição teve influência mínima na ingestão de alimentos e macronutrientes, enquanto a Cafeína ingerida entre 30 minutos a 4 horas antes, pode suprimir a ingestão aguda de energia.
De acordo com estudos epidemiológicos, a probabilidade dos consumidores moderados de café desenvolverem os sintomas usuais de asma é, em média, 30% menor do que os não consumidores.
Além do seu efeito broncodilatador, a Cafeína também reduz a fadiga dos músculos respiratórios.
Os estudos realizados sugerem que o consumo moderado de café, a longo prazo, pode não só reduzir os sintomas, mas também prevenir manifestações clínicas de asma.
Já a respeito do seu efeito no alzheimer, destaca-se a ação antioxidante da Cafeína, que desenvolve um papel essencial na proteção contra esta doença, devido a redução no estresse oxidativo celular.
COMO USAR A CAFEÍNA?
Tomar 1 cápsula 30 minutos antes do treino ou conforme orientação médica.
CONTRAINDICAÇÃO
A Cafeína é contraindicada para grávidas, lactantes, crianças, pessoas que sofrem com insônia, ansiedade, labirintite, doenças estomacais e/ou cardiovasculares.
REFERÊNCIAS
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28446037/
https://www.scielo.br/j/qn/a/T5Fz97sh8ywywPKZhHXwWbc/?lang=pt
Os efeitos e benefícios descritos não são garantidos e podem variar de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos e o uso correto do produto*